Como foi o ministério de Jesus aqui na Terra?
A resposta para esta pergunta está na explicação dada pelo próprio Jesus em Lc 4,18: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração”. E ainda em Mt 4,23, que explica como na prática Jesus realizou a sua missão: “Jesus percorria toda Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o evangelho do reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo”. A conclusão é óbvia: pelo testemunho dos relatos do Novo Testamento a missão de Jesus tinha três dimensões: ensino, pregação e cura.
Por que Jesus curava os doentes?
Vamos usar a explicação dada pelo próprio Jesus aos discípulos de João Batista, que haviam sido enviados para perguntarem se Ele era o Messias. Neste trecho vemos Jesus dizendo que as suas curas eram sinal de que Ele era o Cristo (o ungido), e deste modo estava cumprindo as escrituras. Respondeu Jesus aos enviados de João Batista: “Ide anunciar a João o que tendes visto e ouvido: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, aos pobres é anunciado o evangelho”. (Lc 7,22). Com estas palavras Jesus recordou Is 35,6-7, que descreve a missão do Messias: “Então o coxo saltará como um cervo, e a língua do mudo dará gritos alegres. Porque águas jorrarão no deserto e torrentes na estepe. A terra queimada se converterá num lago, e a região da sede, em fontes. No covil dos chacais crescerão caniços e papiros”.
Jesus curava porque era o Messias prometido por Deus. Porém não podemos ver o ministério de cura de Jesus somente como prova da sua divindade. É preciso entender também que a cura era sinal do seu amor, misericórdia e compaixão para com todos os homens.
Mt 14,14: “Quando desembarcou, vendo Jesus esta numerosa multidão, moveu-se de compaixão para ela, e curou seus doentes”. Portanto a cura para Jesus não era algo extraordinário, espetacular, mas uma prática natural do seu trabalho. A cura era simplesmente fruto da pregação da Palavra de Deus, isto é, a palavra agindo na vida daqueles que a executavam confiantes.
Como Jesus curava?
Não basta saber os métodos usados por Jesus, é preciso entender que antes de tudo as curas foram frutos do poder do Espírito Santo agindo em Sua vida: At 10,38: “Vós sabeis como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com o poder, como ele andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do demônio, porque Deus estava com ele”.
Meios usados por Jesus:
Imposição de mãos (Lc 4,40): “Depois do por do sol, todos os que tinham enfermos de diversas moléstias lhos traziam. Impondo-lhes a mão, os sarava”.
Pela sua Palavra (Mt 8,8): “Respondeu o centurião: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado”.
Repreendendo a enfermidade ou o espírito causador (Mt 17,18): “Jesus ameaçou o demônio, e este saiu do menino que ficou curado na mesma hora”.
Estabelecendo um ponto de contato, tocando Nele em sua roupa, para despertar a fé (Lc 6,19): “Todo povo, procurava tocá-lo, pois saía Dele uma força que os curava a todos”.
Mostrando a importância da fé da pessoa que necessita da cura (Mc 10,52): “Jesus disse-lhe: Vai, a tua fé te salvou. E no mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho”.
Caro irmão, tenha cada vez mais fé em Nosso Senhor Jesus Cristo para que sejas curado e renovado todos os dias!
Que Deus te abençoe a cada dia para que sejas cada vez mais feliz!
Fonte: livro Perguntas e respostas sobre a Fé (Pe. Alberto Luiz Gambarini)